4 de agosto de 2014

Semana 13: A personagem é mais como eu


  Se lembram que a mais de um ano e meio atrás comecei um desafio chamado "Desafio dos livros"?
Tenho sempre planejado de postar sobre ele, mas sempre surge alguma coisa e acabo deixando-o de lado.
Essa semana finalmente consegui escrever o post.

  Sou só eu que gosto muito de me identificar com personagens de livros? Sou só eu que adoro encontrar em um personagem várias características minhas durante uma leitura? Sou só eu que amo pensar "Eu faria isso agora" e depois de mais alguns minutos mergulhada no livro descobrir que é exatamente aquilo que o personagem fez?


  Essas sensações são indescritíveis pra mim. Em todo livro que leio, acabo encontrando personagens com ações, pensamentos e manias parecidas com as minhas.  Dessa forma, é um pouco difícil dizer qual é a personagem com a qual mais me identifiquei entre todos os livros que já li...

  A primeira que veio na minha mente foi "Alasca Young", do livro Quem é você, Alasca?, mas em alguns momentos eu olhava pra ela e simplesmente a odiava. As vezes por ser muito parecida comigo, confesso. As vezes eu só queria que ela fosse um pouco mais simples e facilitasse a vida do Gordo. As vezes eu achava que ela era uma doida varrida e não tinha lógica nenhuma. No final, acabei percebendo que amo a complexidade dela, as loucuras dela, a tristeza dela. Mas talvez Alasca seja triste demais e eu mesmo sem saber como sempre arranjo uma alegria que vem lá de dentro de mim e me faz ver a vida de um jeito mais leve.


  Pensei então em Valerie, de A garota da capa vermelha. Valerie é extremamente intensa, tem uma visão diferente da de outras garotas do vilarejo e é super decidida. Mas talvez Valerie se aproxime mais do que eu gostaria de ser, mas não sou.

  Lembrei também de Maria Campos, de A mocinha do Mercado Central. Uma mineirinha que tem sede de viver outras vidas, de ser outras pessoas, de conhecer gente nova, lugares novos... de se reinventar. Talvez ela seja a personagem mais parecida comigo, mas as vezes penso nela e penso que não tem nada a ver.


  A morte e Liesel de A menina que roubava livros, Vidinha e Sandra de O Amor está com pressa... São tantas personagens que têm tudo a ver comigo sem ter nada a ver comigo que seria impossível descrever em um único post.

  A resposta final? Me diga você. Pelo pouco (ou muito) que você conhece de mim, consegue pensar em um(a) personagem que seja parecida comigo? Se sim, me diga. Tente me dizer também qual é o personagem que é mais como você... Pode ser mais difícil do que parece!
Beijos,
até a próxima!

10 comentários:

  1. Oi Laura! É minha primeira visita aqui, então já que não conheço muito de ti fica difícil dizer alguma personagem parecida contigo.. Mas enfim. Adorei o post, a ideia dele é bem desafiadora. Não consigo pensar numa personagem parecida comigo, mas concordo com você, é ótimo quando nós lemos e nos identificamos com alguém. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      Primeiramente, seja bem vinda!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post...
      Beijos!

      Excluir
  2. Laurinha, 'Quem é vc Alasca?' me lembra vc, mas pelo fato de vc ter me indicado o livro... Pq a Alasca com toda aquela bebedeira dela não me remeteu a vc... Penso q talvez a parte confusa, sensível e o possível suicídio repleto de sentimentalismo possa ser um molde/ângulo diferente para se enquadrar a personagem, e aí vc se encaixe nele, não?
    Eu 'sou' a Gina de Harry Potter, a tímida, quieta, que observa à distância... rs' Não é só vc que fica brincando de se encontrar nas personagens xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Rafa, é exatamente isso... a complexidade, os pensamentos, a sensibilidade, o gosto por metaforas... muitas coisas na Alasca me trouxeram a sensação de identificação. A bebedeira não tem naaada a ver mesmo, mas das coisas que ela foge bebendo eu fujo escrevendo... acho que está aí uma grande diferença.
      Seu jeitinho realmente me lembra a Gina... até no fato de ser uma bruxinha haha >.<
      Beijos Rafa!

      Excluir
  3. Nossa Laura, quantas fotos lindas! *---*
    Mas com relação ás personagens, é difícil indicar uma com a sua personalidade, afinal de contas não te conheço tão bem assim, mas você me parece uma menina curiosa, de temperamento tranquilo, esperta, bonita e com muita sede de aprender coisas novas, eu diria que você se parece com Sofia - de "O mundo de Sofia" - Aquela garota norueguesa é muito inteligente e sonhadora, eu usaria ela como referência e vocês tem quase a mesma idade.
    Com relação á mim, confesso que nunca pensei muito no assunto, seria complicado pensar em qual eu me identifico mais, mas tenho algumas referências: Elizabeth Bennet (clichê mas não tive como não mencionar) me identifico com o humor ácido dela, a lealdade á família, os valores e a ironia. Também me identifico com Françoise de "A convidada" mas apenas com a personalidade, e não muito com as ações. Bem ou mal, me identifico um pouco com Clarice Starling.
    Adorei o post, um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Belle *-*
      Tenho me divertido muito fotografando ultimamente, então receber elogios quanto a isso é uma delicia *-*
      Não conheço essa Sofia, mas pelas características que você citou ela realmente pode ter muito a ver comigo.
      Quanto à Elizabeth Bennet, só conheço a versão do filme e é uma personagem fantástica... Pelo pouco que te conheço se parece sim com você. Não conheço as outras citadas tambem, mas fiquei bem curiosa!
      Beijos

      Excluir
  4. Eu vi o primeiro post, mas precisei passar nesse pra dizer que você tá a coisa mais fofa aqui <3
    Ainnnn, fotos lindinhas *_*
    Tamy | www.descoladavida.com

    ResponderExcluir
  5. ADOREI!
    Sério mesmo!
    Adorei a forma como você escreveu e apresentou os fatos de cada personagem. Parabéns!
    E é muito legal quando não somos apenas um, mas vários personagens! hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Crystal...
      Verdade, isso é muito bom (e meio confuso as vezes)
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
-Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog, fale do que quiser!
-Você pode também fazer criticas construtivas. Xingamentos serão excluídos!
-Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...