15 de setembro de 2014

Tag: Arco-íris Literário


Vi no blog Sai Da Minha Lente essa tag e lembrei que há tempos eu queria responder ela aqui.A ideia é escolher para cada cor do arco-íris, um livro cuja capa seja daquela cor e falar sobre ele.

Adorei a tag, mas meu primeiro pensamento foi: tá, mas quais são as cores do arco-íris mesmo? Aí a lerdeza que vos fala foi pro Mr. Google e voltou com a resposta:  vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.


Vermelho - O tarô Mitológico
 Primeiramente: me espantei ao perceber que não tenho nenhum livro com a capa em um vermelho mais vivo. É minha leitura atual, então não posso dar muita opinião ainda sobre ele (mas, em breve,  pretendo resenhá-lo aqui).  O livro relaciona as cartas do Tarô com deuses e heróis da mitologia grega e com situações, momentos, experiências da nossa vida auxiliando-nos na sua interpretação.


Laranja - Um dia
"Um dia, vinte anos, duas pessoas". Um dia antes da formatura, Dexter e Emma passam uma noite juntos e, depois disso, suas vidas seguem caminhos diferentes. Porém, durante vinte anos, no dia 15 de julho , a vida e os encontros e desencontros deles são narrados. Gostei muito do livro, me emocionei (chorei) e passei muita raiva toda vez que a história era interrompida e pulava pro ano seguinte.


Amarelo - Eu me chamo Antônio
Ok, na verdade só a lombada dele é amarela, mas não tem outro então vai ele mesmo.
O livro do Pedro Gabriel reúne 3 dos meus grandes amores: é [1] um livro cheio de [2] arte e [3] poesia! Em guardanapos, ele escreve desenhadamente (bela explicação, D. Laura) sobre diversos temas como Coragem, Liberdade, Fragilidade Brutalidade, Encantado. Preciso dizer que sou apaixonada por ele?


Verde - A mocinha do mercado central 
O livro que li pra fazer a prova do CEFET e que ganhou meu coração. Maria Campos é uma mineirinha indignada por ter só dois nomes que resolve sair pelo Brasil sendo outras pessoas e tendo outros nomes. O significado de seu nome em cada cidade sempre tem a ver com a personalidade que ela assume naquela cidade, e isso me encanta. A história é doce e encantadora (e a autora, que fez uma palestra pro pessoal do meu cursinho, é tão doce e encantadora quanto!)


Azul- Reinações de Narizinho 
Um livro não lido pra lista. É que os outros livros azuis que tenho seriam um clichê, e quis fazer diferente por pura implicância mesmo. O livro foi publicado originalmente em 1931 e se tornou um clássico. É livro que deu início à serie O Sítio do Pica-pau Amarelo, com todos os personagens que a gente já ama: Narizinho, Pedrinho, Visconde, Tia Nastácia, Dona Benta e, claro, Emília. Como disse, não li ainda então não tenho muito como dar minha opinião sobre :D


Anil - Não sei diferenciar essa  cor de azul e de roxo, pra mim é algo entre eles, então não sei se está certo  - A Maldição do Titã
Livro 3 da série "Percy Jackson e os olimpianos", A Maldição do titã é provavelmente meu favorito da série. "A Oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada; um se perderá na terra ressecada; A desgraça do Olimpo aponta a trilha; Campistas e Caçadoras, cada um, brilha; A maldição do Titã um deve sustentar; E, pela mão do pai, um irá expirar." Acho que nada resume tão bem  livro quanto a profecia dele. Sobre a série: é uma série de aventura e fantasia que mistura maravilhosamente bem (cof cof nem sou fã cof cof) mitologia grega e atualidade.


Violeta - Alice
Mais uma das cores que parei e pensei: pera, como não tenho nenhum livro dessa cor?!
Alice (Aventuras de Alice no país das maravilhas ++ Através do espelho e o que Alice encontrou por lá) devia entrar lá no "Amarelo", mas a lombada dele é roxa e é o único "roxo" que tem em algum livro meu, então veio parar aqui. A história de Alice todo mundo já conhece (e se não conhece, larga tudo e vai ler/pesquisar porque vale a pena!). É o proximo livro da minha lista de leitura (que, por sinal, tá loooonga)



É isso pessoal!
Quais livros preencheriam o arco-íris de vocês? Não deixem de me contar!
Beijos, 
até a próxima! 

16 comentários:

  1. Que linda !!! Lendo o Tarô Mitológico!!!

    ResponderExcluir
  2. Alice, sempre!!!
    Fiquei curiosa quanto ao Mocinha do mercado central =]

    www.rayanimelo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mocinha do mercado central é puro amor també, viu?
      Vale a pena ler!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Laura, como vai? O seu blog é puro amor ♥-♥ , já estou seguindo!
    Que post foofo <3 . Eu quero muito ler Alice <3 . Você faz CEFET?? Aqui onde eu moro (Leopoldina-MG) tem também!
    Acredita que eu também não sei a cor do arco-íris? HAHAH. Isso pode produção? Ainda bem que o google existe, né?

    Beijão! ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou moça, fico muito feliz!
      Faço cefet sim... Você é de Leopoldina? OMG a cidade da Bruna! (sorry, sei que todo mundo deve dizer isso)... mas aí tem cefet sim, lembro de ver quando fui fazer a inscrição.
      Hahahah google is life!
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei, eu tenho Um Dia e queria Eu me chamo antônio, acho que vou fazer essa tag também

    http://artedeviver-be.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah Eu me Chamo Antonio é amor!
      Faça sim, adorarei ver suas respostas!
      Beijos

      Excluir
  5. Que lindo esse teu "Reinações de Narizinho" e "Alice" <3<3<3 Não sei se tenho livros coloridos suficiente pra um arco íris, haha.

    ResponderExcluir
  6. Você tem um gosto literário bem igual ao meu Laurinha :)
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua Tag *0* Acho que vou fazer também!
    Beijos Laura :*

    ResponderExcluir
  8. Navegando pelo blog e encontrei essa tag *_*
    ótimas escolhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAah, que feliz saber que você tava olhando posts antigos hahaha...
      Brigada!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
-Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog, fale do que quiser!
-Você pode também fazer criticas construtivas. Xingamentos serão excluídos!
-Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...