15 de setembro de 2014

Tag: Arco-íris Literário


Vi no blog Sai Da Minha Lente essa tag e lembrei que há tempos eu queria responder ela aqui.A ideia é escolher para cada cor do arco-íris, um livro cuja capa seja daquela cor e falar sobre ele.

Adorei a tag, mas meu primeiro pensamento foi: tá, mas quais são as cores do arco-íris mesmo? Aí a lerdeza que vos fala foi pro Mr. Google e voltou com a resposta:  vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.


Vermelho - O tarô Mitológico
 Primeiramente: me espantei ao perceber que não tenho nenhum livro com a capa em um vermelho mais vivo. É minha leitura atual, então não posso dar muita opinião ainda sobre ele (mas, em breve,  pretendo resenhá-lo aqui).  O livro relaciona as cartas do Tarô com deuses e heróis da mitologia grega e com situações, momentos, experiências da nossa vida auxiliando-nos na sua interpretação.


Laranja - Um dia
"Um dia, vinte anos, duas pessoas". Um dia antes da formatura, Dexter e Emma passam uma noite juntos e, depois disso, suas vidas seguem caminhos diferentes. Porém, durante vinte anos, no dia 15 de julho , a vida e os encontros e desencontros deles são narrados. Gostei muito do livro, me emocionei (chorei) e passei muita raiva toda vez que a história era interrompida e pulava pro ano seguinte.


Amarelo - Eu me chamo Antônio
Ok, na verdade só a lombada dele é amarela, mas não tem outro então vai ele mesmo.
O livro do Pedro Gabriel reúne 3 dos meus grandes amores: é [1] um livro cheio de [2] arte e [3] poesia! Em guardanapos, ele escreve desenhadamente (bela explicação, D. Laura) sobre diversos temas como Coragem, Liberdade, Fragilidade Brutalidade, Encantado. Preciso dizer que sou apaixonada por ele?


Verde - A mocinha do mercado central 
O livro que li pra fazer a prova do CEFET e que ganhou meu coração. Maria Campos é uma mineirinha indignada por ter só dois nomes que resolve sair pelo Brasil sendo outras pessoas e tendo outros nomes. O significado de seu nome em cada cidade sempre tem a ver com a personalidade que ela assume naquela cidade, e isso me encanta. A história é doce e encantadora (e a autora, que fez uma palestra pro pessoal do meu cursinho, é tão doce e encantadora quanto!)


Azul- Reinações de Narizinho 
Um livro não lido pra lista. É que os outros livros azuis que tenho seriam um clichê, e quis fazer diferente por pura implicância mesmo. O livro foi publicado originalmente em 1931 e se tornou um clássico. É livro que deu início à serie O Sítio do Pica-pau Amarelo, com todos os personagens que a gente já ama: Narizinho, Pedrinho, Visconde, Tia Nastácia, Dona Benta e, claro, Emília. Como disse, não li ainda então não tenho muito como dar minha opinião sobre :D


Anil - Não sei diferenciar essa  cor de azul e de roxo, pra mim é algo entre eles, então não sei se está certo  - A Maldição do Titã
Livro 3 da série "Percy Jackson e os olimpianos", A Maldição do titã é provavelmente meu favorito da série. "A Oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada; um se perderá na terra ressecada; A desgraça do Olimpo aponta a trilha; Campistas e Caçadoras, cada um, brilha; A maldição do Titã um deve sustentar; E, pela mão do pai, um irá expirar." Acho que nada resume tão bem  livro quanto a profecia dele. Sobre a série: é uma série de aventura e fantasia que mistura maravilhosamente bem (cof cof nem sou fã cof cof) mitologia grega e atualidade.


Violeta - Alice
Mais uma das cores que parei e pensei: pera, como não tenho nenhum livro dessa cor?!
Alice (Aventuras de Alice no país das maravilhas ++ Através do espelho e o que Alice encontrou por lá) devia entrar lá no "Amarelo", mas a lombada dele é roxa e é o único "roxo" que tem em algum livro meu, então veio parar aqui. A história de Alice todo mundo já conhece (e se não conhece, larga tudo e vai ler/pesquisar porque vale a pena!). É o proximo livro da minha lista de leitura (que, por sinal, tá loooonga)



É isso pessoal!
Quais livros preencheriam o arco-íris de vocês? Não deixem de me contar!
Beijos, 
até a próxima! 

16 comentários:

  1. Que linda !!! Lendo o Tarô Mitológico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah pois é tia Wal, to adorando!
      Beijos

      Excluir
  2. Alice, sempre!!!
    Fiquei curiosa quanto ao Mocinha do mercado central =]

    www.rayanimelo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mocinha do mercado central é puro amor també, viu?
      Vale a pena ler!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Laura, como vai? O seu blog é puro amor ♥-♥ , já estou seguindo!
    Que post foofo <3 . Eu quero muito ler Alice <3 . Você faz CEFET?? Aqui onde eu moro (Leopoldina-MG) tem também!
    Acredita que eu também não sei a cor do arco-íris? HAHAH. Isso pode produção? Ainda bem que o google existe, né?

    Beijão! ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou moça, fico muito feliz!
      Faço cefet sim... Você é de Leopoldina? OMG a cidade da Bruna! (sorry, sei que todo mundo deve dizer isso)... mas aí tem cefet sim, lembro de ver quando fui fazer a inscrição.
      Hahahah google is life!
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei, eu tenho Um Dia e queria Eu me chamo antônio, acho que vou fazer essa tag também

    http://artedeviver-be.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah Eu me Chamo Antonio é amor!
      Faça sim, adorarei ver suas respostas!
      Beijos

      Excluir
  5. Que lindo esse teu "Reinações de Narizinho" e "Alice" <3<3<3 Não sei se tenho livros coloridos suficiente pra um arco íris, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah, tente... acho que será divertido!
      Beijos

      Excluir
  6. Você tem um gosto literário bem igual ao meu Laurinha :)
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua Tag *0* Acho que vou fazer também!
    Beijos Laura :*

    ResponderExcluir
  8. Navegando pelo blog e encontrei essa tag *_*
    ótimas escolhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAah, que feliz saber que você tava olhando posts antigos hahaha...
      Brigada!
      Beijos!

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
-Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog, fale do que quiser!
-Você pode também fazer criticas construtivas. Xingamentos serão excluídos!
-Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...