24 de abril de 2015

{Blogagem Coletiva} Livros que lembram a minha infância...

Livros Infantis
Alerta: Esse post contém alta dose de nostalgia
E aqui estou eu novamente, depois de um longo inverno sem postagens - oi, drama. Como sempre, a rotina suga a minha criatividade e capacidade de produção e, mesmo tendo tempo pra escrever pelo menos uma vez por semana, a inspiração passa a quilômetros de mim e me impede de movimentar esse cantinho tão amado. Mas as blogagens coletivas chegam pra salvar a pátria - ou o blog - e me dão alguma ideia sobre o que escrever. 

Lá no grupo Blogs que Interagem resolveram comemorar o dia Internacional do livro infantil com o delicioso tema "Livros que lembram minha infância", e nem preciso dizer nada, né? Amei! Só de ler o tema já veio na minha cabeça uma lista quilométrica de livros e passei um bom tempo filtrando - acho que se ficarem "só" 10 livros nessa lista tá bom. 

Como alguns de vocês já devem ter lido por aqui, a leitura sempre foi muito presente na minha vida: Desde pequenininha minha mãe lia pra mim antes de dormir, depois eu fui pegando esse costume e, apesar de infelizmente ler bem menos atualmente (CEFET, ajudaí migo!) ainda amo ler. Tenho uma coleção enorme de livros infantis e depois de ler todos eles ganhei até uma caixa de bombom na escolinha porque fui a aluna que mais pegou livros na biblioteca durante um ano... pode isso? Hahah..
Mas chega de falação e vamos pra minha lista, né?

A Menina e a Pantera Negra

01-A menina e a pantera negra- Rubem Alves
Essa é a história de uma menina que, num dia de manhã, vê uma pantera negra no seu quintal chamando com ternura pelo seu nome: "- Bianca...".
Até hoje esse livro me causa calafrios e me encanta. É linda a história e o significado dela, e acho que é um dos meus livros favoritos. Desde as primeiras vezes que li, sempre sinto que tenho uma pantera negra aqui...  


Flicts

02-Flicts - Ziraldo
Esse livro me dá muita saudade da biblioteca da escola que eu estudava do pré até a 3ª série... Passava boa parte dos meus recreios por lá, e sempre lia e relia Flicts... É a história de uma cor que não consegue se encaixar no arco-íris e sai procurando seu lugar no mundo.. é fofura e nostalgia pura esse livro pra mim! Infelizmente não tenho ele, mas ainda quero comprar pra minha coleção.


Coleção Bruxa Onilda
A triste vida de não encontrar imagens do tamanho certo/ grandes :(

03-Coleção Bruxa Onilda - Roser Capdevila, Enric Larreula
São varias historinhas que eu também lia na biblioteca da escola... "Bruxa Onilda vai à festa", "os amores de Bruxa Onilda"... A Bruxa Onilda contando vários dos seus casos, aventuras, viagens... Simplesmente uma delícia! 

Coleção No Caminho do Perde Acha

04-Coleção No Caminho do Perde Acha - Sonia Junqueira 
"Eusébio perdeu um parafuso", "Seu José perdeu o boné", "O peixinho perdeu o inho" e várias outras historinhas que se passam no "Caminho Perde Acha", cheias de brincadeiras com palavras... Adoro!


Chapeuzinho Amarelo

05-Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
"Era a Chapeuzinho amarelo, amarelada de medo. Tinha medo de tudo, aquela chapeuzinho..." Começa assim a história de Chapeuzinho Amarelo, que, ao longo do livro ilustrado pelo Ziraldo, vai aprendendo a lidar com seus medos e até melhor: a brincar com eles!

O Menino Maluquinho

06-O Menino Maluquinho - Ziraldo
Acho que esse todo mundo conhece, né? Esse menino bagunceiro que vive com uma panela na cabeça é amigo de muita gente, e teve uma participação bem grande na minha infância também! É mais um dos que ainda quero comprar pra minha coleção.


Lúcia Já-Vou-Indo

07-Lúcia Já-Vou-Indo - Maria Heloísa Penteado
Lúcia Já-Vou-Indo é uma lesma que faz tudo beeeem devagarinho: Anda devagar, fala devagar, come e bebe devagar e pensa mais devagar ainda. E ela nunca chega numa festa a tempo, o que a deixava muito triste... Diz a minha família que eu sou a versão humana da Lúcia: Porque sim, eu faço tudo devagariiinho e me identifico super! Hahah



A Bruxinha Atrapalhada

08-A Bruxinha Atrapalhada - Eva Furnari
Um dos livros mais fofinhos do mundo! Sem palavras, a bruxinha vive se atrapalhando na hora de fazer seus feitiços... mais um dos que eu lia na biblioteca!

A Árvore Generosa


09-A Arvore Generosa - Shel SilverStein || traduzido por Fernando Sabino
Juro, até hoje esse livro me deixa com lágrimas nos olhos. É a história de uma árvore que ama um menino, e ele ama ela - sempre sobe em seus galhos, come suas maçãs, brinca com ela. Mas o menino cresce e fica muito velho para brincar, mas quer dinheiro, uma casa, um barco... e a árvore faz tudo o que pode para deixá-lo feliz. É uma reflexão tão grande sobre o capitalismo de uma forma tão leve e deliciosa para crianças... ❤ 


O Bichinho da Maçã

10- O Bichinho da Maçã - Ziraldo
A história de um bichinho que mora dentro de uma maça e que adora contar anedotas e inventar histórias... é simplesmente muito fofa essa história!

É isso pessoal!
Que delícia foi relembrar e compartilhar com vocês uma parte tão importante da minha infância... E espero que me contem também quais livros vocês liam quando eram crianças... algum especial pra você está na minha lista? Qual?
Beijos, 
até a proxima!

1 comentários:

  1. Esse livros também me faz lembrar minha infância, principalmente a bruxinha atrapalhada, e o menino maluquinho, era os meus favoritos na infância. Que saudades dessa época tão boa *-*
    Beijão,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
-Dê sua opinião sobre o assunto, me conte o que achou do post, Me diga o que acha do blog, fale do que quiser!
-Você pode também fazer criticas construtivas. Xingamentos serão excluídos!
-Caso queira, deixe o link do seu blog no final do comentário, e com certeza farei uma visitinha lá.
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...